sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Pesca ilegal coloca em risco população atum-rabilho

Na continuação do que foi escrito num post anterior relativamente à sobrepesca dos recursos marinhos, a Naturlink publica agora uma notícia sobre a pesca ilegal realizada ao atum-rabilho.

O atum-rabilho (Thunnus thynnus) tem alimentado um mercado negro lucrativo, que não respeita as quotas de captura.

Uma investigação recentemente publicada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) indica que entre 1997 e 2008, um terço dos atuns consumidos no mundo tiveram origem na pesca ilegal. Este consórcio detalha todo o tipo de acções para iludir as autoridades desde a utilização de voos ilegais de apoio aos casos em que são os próprios governos que não declaram as suas capturas. [http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=26581&bl=1]

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Poder da Iniciativa

Em tempos de grande instabilidade, principalmente a nível económico e social, constantemente se ouve "Temos de agir", "Não podemos ficar calados".

No entanto, assiste-se porém a um conformismo e comodismo social... Agir é difícil... Agir é quase proibido. O descontentamento não é mais do que um mal  intrínseco e assumir uma atitude crítica perante o mal-estar social não se mostra prioritário.

Por favor, tomem iniciativa.


 

[Falak pakad ke utho, aur hawa pakad ke chalo, Tum chalo to hindustan chale, Lagao haath ke suraj subah nikala karein, Hatheliyon bhare dhoop aur uchhala karein, Ufaq pe paav rakho, aur chalo akad ke chalo, Falak pakad ke utho, aur hawa pakad ke chalo, Tum chalo, to hindustan chale Hindustan chale... Chalo!"]


"Hold the sky to stand, and walk with the wind in your hands, Be the front-runner; because when you walk, Hindustan (India) walks with you. Lend your hand to pull out the Sun in the morning, Fill your hands with sunlight, and throw it around, Keep you legs on the horizon, and walk with pride, Hold the sky to stand, and walk with the wind in your hands, Be the front-runner; because when you walk, Hindustan (India) walks with you."

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Teorias de Aprendizagem

O conceito de aprendizagem, sob o ponto de vista filosófico e psicológico, tem sofrido alterações ao longo dos tempos. Várias foram as teorias de aprendizagem emergentes, tais como o behaviorismo, cognitivismo e construtivismo.
  • Behaviorismo: a aprendizagem é baseada em comportamentos observáveis a partir de reacções do indivíduo a estímulos do ambiente. Ignora as actividades mentais.
  • Cognitivismo, baseado nos processos mentais inerentes ao comportamento.
No entanto, a teoria que considero ser mais importante actualmente é a Teoria Construtivista do conhecimento, que pressupõe a participação activa do aluno na construção do seu próprio conhecimento e na resolução de problemas. Esta construção é realizada de acordo com aquilo que o aluno já sabe e a sua experiência.


"O factor mais importante que influência a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe", Ausubel

O professor não deve ser simplesmente aquele que transmite o conhecimento, mas deve levar o aluno a construir as suas ideias e a compreende-las no seu todo. Devemos sempre ter em conta as concepções prévias dos alunos, para que as possamos associar com os conteúdos a aprender.

Palavras gastas.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TIC vs Ciências Naturais

Hoje em dia, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) acabam por ser o nosso maior aliado como fonte de informação e comunicação, na vida social e profissional, sendo quase obrigatório ter de acompanhar o avanço tecnológico e estar consciente das inovações emergentes.  

Actualmente, também muitas das acções educativas passam pelo uso das TIC, na planificação de aulas, pesquisa, no lançamento de notas durante a avaliação, administração e envolvimento dos pais. Podem ainda traduzir-se numa melhoria da eficácia do ensino se, quando utilizadas, servirem para motivar os alunos e mantê-los activos na aprendizagem, facilitar a compreensão de conteúdos abstractos ou microscópicos (DNA, p.ex), promover trabalho cooperativo, divulgarem trabalhos para além da escola, etc.

A título de exemplo, até mesmo o Decreto-Lei nº 74/2004 de 26 de Março, que estabelece os princípios orientadores da organização, gestão curricular e avaliação das aprendizagens no ensino secundário, valoriza o uso das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem, mediante a introdução da disciplina de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação).

De uma forma mais concreta, ao nível das Ciências Naturais (Biologia e Geologia), disciplinas que lecciono neste momento, podem ser aplicados diversos recursos, nomeadamente:
  • O uso de notícias quotidianas para debate na aula; 
  • O uso da internet para pesquisa de informação e/ou visitas virtuais que envolvam custos e deslocações;
  •  Exposição de trabalhos, divulgação de eventos e conteúdos científicos, através de Blog’s, redes sociais, ou pelo plataforma Moodle, de modo a aproximar os jovens e a interacção com outras escolas; 
  • Uso de vídeos e/ou animações potenciando uma atmosfera de aprendizagem dinâmica; 
  • Uso de quadros interactivos em vez do simples quadro e giz.
Será que as novas tecnologias vêm substituir os professores? Creio que não, mas as práticas de ensino sem dúvida vêm sido alteradas com o tempo. Por exemplo, usar o quadro interactivo é muito mais motivante para os alunos do que o simples quadro e giz; usar a plataforma Moodle permite a publicação de recursos, atribuição de notas, partilha de informação e o ensino à distancia. 

Durante a prática de ensino supervisionada pretendo usar o moodle como ferramenta interactiva com os alunos e, se possível, usar o quadro interactivo. Na minha opinião o uso das TIC na minha disciplina são simplesmente uma vantagem e não um transtorno, sendo que,  usar as TIC em ciências naturais constitui um complemento importantíssimo.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Degelo força milhares de morsas a ir para terra

A falta de gelo no Árctico está a provocar a aglomeração das morsas na costa. Este fenómeno gera vários riscos para espécie, especialmente devido à grande concentração destes animais em pequenos espaços. [by Naturlink: http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=25580&bl=1]

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lista Vermelha

De acordo com a Greenpeace ¾ dos stocks de peixe do mundo estão totalmente explorados. Esta organização lançou uma lista que contempla as espécies de peixes mais vendidas nos supermercados e que correm sérios riscos de extição.

Alabote
Alabote da Gonelândia
Atuns
Bacalhau do Atlântico
Camarões
Espadarte
Linguado Europeu
Peixe de Espada Branco
Peixes Vermelhos
Pescada
Raia
Salmão
Solha americana
Tamboril
Tubarões

Pretende-se que cada um de nós desenvolva uma política sustentável e que evite consumir as espécies mencionadas na lista. 

E tu, desenvolves uma política sustentável?


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Moinhos Eólicos têm a cor errada para a vida silvestre


A cor branca dos moinhos eólicos, ao reflectir mais luz, actua como um atractivo para os insectos, que por sua vez atrairão morcegos e aves carnívoras aumentando a probabilidade de ocorrências mortais. [by Naturlink http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=25398&bl=1]