quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Teorias de Aprendizagem

O conceito de aprendizagem, sob o ponto de vista filosófico e psicológico, tem sofrido alterações ao longo dos tempos. Várias foram as teorias de aprendizagem emergentes, tais como o behaviorismo, cognitivismo e construtivismo.
  • Behaviorismo: a aprendizagem é baseada em comportamentos observáveis a partir de reacções do indivíduo a estímulos do ambiente. Ignora as actividades mentais.
  • Cognitivismo, baseado nos processos mentais inerentes ao comportamento.
No entanto, a teoria que considero ser mais importante actualmente é a Teoria Construtivista do conhecimento, que pressupõe a participação activa do aluno na construção do seu próprio conhecimento e na resolução de problemas. Esta construção é realizada de acordo com aquilo que o aluno já sabe e a sua experiência.


"O factor mais importante que influência a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe", Ausubel

O professor não deve ser simplesmente aquele que transmite o conhecimento, mas deve levar o aluno a construir as suas ideias e a compreende-las no seu todo. Devemos sempre ter em conta as concepções prévias dos alunos, para que as possamos associar com os conteúdos a aprender.

Palavras gastas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário