O conceito de aprendizagem, sob o ponto de vista filosófico e psicológico, tem sofrido alterações ao longo dos tempos. Várias foram as teorias de aprendizagem emergentes, tais como o behaviorismo, cognitivismo e construtivismo.
- Behaviorismo: a aprendizagem é baseada em comportamentos observáveis a partir de reacções do indivíduo a estímulos do ambiente. Ignora as actividades mentais.
- Cognitivismo, baseado nos processos mentais inerentes ao comportamento.
No entanto, a teoria que considero ser mais importante actualmente é a Teoria Construtivista do conhecimento, que pressupõe a participação activa do aluno na construção do seu próprio conhecimento e na resolução de problemas. Esta construção é realizada de acordo com aquilo que o aluno já sabe e a sua experiência.
"O factor mais importante que influência a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe", Ausubel
O professor não deve ser simplesmente aquele que transmite o conhecimento, mas deve levar o aluno a construir as suas ideias e a compreende-las no seu todo. Devemos sempre ter em conta as concepções prévias dos alunos, para que as possamos associar com os conteúdos a aprender.
Palavras gastas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário